Maior operação de sempre da PSP contra o tráfico de droga gera mal-estar na PJ

22 Outubro 2025

Há um muro de silêncio, da parte da PJ, sobre a atual investigação do Ministério Público coordenada pela 1.ª secção do DIAP de Lisboa, mas ao que a SIC apurou, a PJ refere em ciclo fechado que a PSP não respeitou uma lei já com 30 anos.

Tratar-se-á do decreto 81/95, que atribui à Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ competência reservada para investigar crimes de tráfico de droga desta dimensão.

PJ só terá tido conhecimento pela comunicação social

Num armazém do Seixal foram encontradas seis toneladas de haxixe com origem no norte de África, mas segundo informações que a SIC obteve, a Judiciária só terá tido conhecimento dessa elevada apreensão através da comunicação social.

Contactada pela SIC, a PSP desmente alegadas falhas de coordenação entre as duas polícias. Assegura ter cumprido na íntegra tudo o que está protocolado no âmbito do mesmo decreto-lei, e diz mesmo que deu conhecimento prévio à PJ dos nomes dos cabecilhas da rede criminosa sob investigação há oito meses.

Suspeitos em prisão preventiva

São sete suspeitos, um dos quais estrangeiro, detidos em flagrante delito este fim de semana quando descarregavam a mercadoria nos armazéns ao lado de uma ETAR no Seixal. Foram apreendidas também duas lanchas rápidas e centenas de milhares de euros.

Esta segunda-feira, os suspeitos foram levados a primeiro interrogatório judicial. Ficaram todos em prisão preventiva. Pelo menos quatro dos sete suspeitos já prometeram recorrer da decisão.


Fonte: https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fsicnoticias.pt%2Fpais%2F2025-10-20-video-maior-operacao-de-sempre-da-psp-contra-o-trafico-de-droga-gera-mal-estar-na-pj-be8c25c3%3Futm_term%3DAutofeed%26utm_medium%3DSocial%26utm_source%3DFacebook%23Echobox%3D1


Associe-se ao SPP|PSP
SPP/PSP

Instale a aplicação da SPP/PSP
spp-psp.pt

Instalar