"Os crimes e a maneira como são praticados. Aliás, eu repeti muitas vezes não estava a falar do número, se foram mais ou menos, mas da maneira como são praticados (...) A criminalidade violenta que está ali naqueles números parece ter diminuído. Vamos ver a confirmação dos números no RASI. Eu insisto que os crimes que são praticados nesta cidade neste momento têm um grau de violência diferente. Assaltar uma pessoa para roubar um relógio com uma arma [apontada] à cabeça da pessoa não é normal e nunca tinha acontecido em Lisboa. Ter casos como estas violações que aconteceram, também não é normal. E reparem, quando há um triplo homicídio e que nós vemos aquilo que se passa na cidade que nunca tinha acontecido, também não é normal", disse o edil lisboeta em declarações registadas pela RTP.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa garante que a criminalidade tem aumentado em determinadas zonas de Lisboa, mas reconhece que é uma boa notícia que, em média, o número de crimes tenha diminuído.
"Aquilo que eu pude fazer foi analisar os números desta notícia que traz aqui números que me deixam também preocupado. Ou seja, é bom saber que a média baixou, mas quando nós olhámos para a notícia e vemos, por exemplo, algumas freguesias. O caso de Santa Maria Maior. Santa Maria Maior, em 2023, apresenta o maior valor da década. Se olharmos, por exemplo, para a segunda divisão que tem Marvila, que tem Parque das Nações, os números quase que duplicaram numa década, ou seja, ao terem descido entre 2023 e 2024 não nos podem deixar descansados. Ainda há muito trabalho para fazer e há uma preocupação", argumenta.
Fonte: https://www.tsf.pt/6322216010/carlos-moedas-alega-que-a-criminalidade-em-lisboa-e-mais-violenta-apesar-da-diminuicao-registada-pela-psp/